Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

3, 2, 1!

Contribuintes se apressam para excluir o ISS da base de cálculo do PIS/COFINS

Publicado por Henrique Recktenvald
há 3 anos

Em 15/03/2017 o STF decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo do PIS e da COFINS, o que representou uma enorme vitória aos contribuintes, que puderam recuperar um valor estimado de R$ 250 bilhões.

Porém, o Tribunal também determinou que só teriam direito à restituição do valor recolhido indevidamente nos últimos 5 anos aqueles que haviam ingressado com ação judicial buscando esse direito até 15/03/2017, data em que o mérito foi julgado.

Assim, os contribuintes que preferiram aguardar o julgamento de mérito acabaram perdendo o direito à restituição.

O caso relacionado ao ICMS serviu de lição para muitos contribuintes, que agora se apressam em ingressar com ações visando excluir o ISS da base do PIS/COFINS antes do julgamento do mérito dessa questão, que já tramita no STF.

A controvérsia envolvendo o ISS é muito similar àquela envolvendo o ICMS: assim como o ICMS, o ISS não é uma receita da empresa. Portanto, se o PIS e a COFINS incidem sobre a receita da empresa, não podem incidir sobre o ICMS... nem sobre o ISS.

Até o momento, a controvérsia pende favoravelmente ao contribuinte no STF, já que o relator do processo, Min. Celso de Mello, já proferiu seu voto, propondo a fixação de tese no sentido de que "o valor correspondente ao ISS não integra a base de cálculo das contribuições sociais referentes ao PIS e à COFINS”.

Considerando a semelhança com o caso do ICMS, a expectativa é de que o ISS também seja afastado da base do PIS/COFINS, o que representaria um benefício de R$ 32 bilhões aos contribuintes, segundo estimativas da União.

Porém, assim como ocorreu no caso do ICMS, é possível que o direito à restituição do ISS dos últimos 5 anos seja limitado apenas àqueles que ingressarem com ação judicial buscando esse direito até a decisão de mérito da questão no STF, que está marcada para correr entre os dias 20 e 27 de agosto.

______________________

*Gostou do conteúdo? Então deixe seu like e seu comentário aqui embaixo*

Henrique Recktenvald é advogado, especialista em Direito Tributário e sócio-fundador do escritório Recktenvald & Mader Advogados Associados.

www.remadvogados.adv.br

contato@remadvogados.adv.br

https://www.instagram.com/recktenvaldemaderadv/

https://www.facebook.com/recktenvaldemaderadv


  • Publicações43
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações25
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/3-2-1/1258311354

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

_Parabéns por nôs alertar: queria saber se a empresa opidante pelo Simples tem o direito a restituição? continuar lendo

Oi Amilton. Obrigado pelo seu comentário. Sobre sua pergunta, a princípio, apenas empresas optantes pelo Lucro Presumido ou Real. continuar lendo